sexta-feira, 13 de novembro de 2009

quem foi - gandhi

há 140 anos , nascia um dos amaiores lideres pacifistas e o pricipal personagemda indenpencia da índia.monhandas karamchand gandhi recebeu depois de seus feitos , o nome de mahatma , a grande alma .gandhi se formou em direito , em londres, inglaterra. em 1891, retorna a india para praticar a advocacia. dois anos depois, muda se pa africa do sul, e inicia sua marca registrada.
retorna a india em 1914 e resolve difundir seu movimento que prega resistencia passiva e nao violenta como forma de luta, para acabar com dominio britanico , sobre seu país.
em 1930 lidera uma marcha para o mar , quando milhares de pessoas caminharam por mais de 320km a fim de protestar contra o imposto do sal. no mesmo ano , viaja a londres para pedir a inglaterra a indenpencia indiana. retorna como heroi para seu país, mas acaba sendo preso varias vezes.
a tao sonhada indenpencia da india é proclamada em 1947 ano em que hostilidade entres induse mulcumanos atinge seu auge.ganghi inicia uma greve de fome pela criaçao do novo estado mulcumano e paquistao e paz entre os povos e consegue.
mas o pacifista morreu vitima da violencia que tanto evitou, aos 78 anos , foi assassinadopor um hindu.um milhao de indianos compareceram a seu enterro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário