sexta-feira, 7 de agosto de 2009

sobre a cidade de sao paulo

sampa ( caetano veloso) 1978

alguma coisa acontece no meu coraçao
que só quando cruza a ipiranga com avenida sao joao
é que quando cheguei por aqui eu nada entendi
da dura poesia concreta de tuas esquinas
da deselengancias discretas de tuas meninas
ainda nao havia para mim rita lee
a tua mais completa traduçao
alguma coisa acontece no meu coraçao
que so quando cruza a ipiranga e avenida sao joao

quando eu ti encarei frente a frentee nao vi o meu rosto
chamei de mau gosto oque vi, de mau gosto, mau gosto
é que narciso acha feio o que nao é espelho
e a mente apavora o que aindanao é mesmo velho
nada do que nao era antes quando nao somos mutantes
e foste um difícil começo
afasto o que nao conheço
e que vem de outro sonho feliz de cidade
aprende depressa a chamar-te de realidade
porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

do pvo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
da força da grana que ergue e destrói coisas belas
de meia fumaça que sobe , apagando as estrelas
eu vejo surgir teus poetas de campos ,espaços
tuas oficinas de florestas , teus deus da chuva
pan-américas deáfricas utópicas,túmulo do samba
mas possível novo quilombo de zumbi
e os novos baianos passeiam na tua garoa
e os novos baianos te podem curtir numa boa

Nenhum comentário:

Postar um comentário